-
Se você deseja realizar uma graduação ou pós no exterior, deverá comprovar domínio da língua falada no país de destino. No caso das nações cujo idioma oficial é o inglês, isso é feito por meio do International English Language Testing System (IELTS) e do Test of English as a Foreign Language (TOEFL).
-
Como é o formato do teste?
O teste avalia suas habilidades em compreensão auditiva (listening), compreensão de texto (reading), escrita (writing) e fluência oral (speaking). Existem dois tipos de testes: o “Academic” e o “General Training”. O primeiro normalmente requerido para quem vai estudar no país e o segundo para quem vai trabalhar. O listening e o speaking são iguais para os dois testes; no entanto, o Reading e o Writing variam um pouco.
O Listening, Reading e o Writing são realizados no mesmo dia, sem intervalos entre eles. O Speaking em até uma semana antes ou depois deles. O tempo total é de 2 horas e 45 minutos.
-
Por que devo escolher o IELTS como exame de proficiência?
Você deve escolher este exame se a faculdade em que está ingressando solicita este exame e dá preferência para ele. Normalmente, quando a universidade dá preferência ao IELTS, a nota requerida de outro exame como o TOEFL é muito mais alta se comparada à nota requerida pelo IELTS.
Se as notas forem equivalentes, você pode escolher entre os dois exames. Neste caso, o IELTS é mais indicado se você já tiver prestado algum outro exame de Cambridge como FCE, CAE ou CPE ou se o seu background de inglês foi bastante acadêmico e você teve oportunidade de estudar muita gramática. Se, por outro lado, você aprendeu inglês viajando ou não teve a oportunidade de estudar tanta gramática, o IELTS não é o mais recomendado.
-
Como se inscrever?
As inscrições são feitas no site do British Council, e é recomendado que se faça a inscrição no mínimo cinco semanas antes da data desejada. O custo da inscrição pode variar de estado para estado, o custo gira em torno de R$ 920 – 1171 e a prova é oferecida em 9 locais diferentes (como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Recife). As datas estão disponíveis no site do IELTS no momento do registro e estão disponíveis praticamente todo os meses do ano.
-
Consigo me preparar sozinho para este exame?
Para as seções de reading e listening, sim. Porém, melhorar sozinho as habilidades de comunicação oral e escrita é difícil, pois você precisa de feedback e correção.
-
Como posso treinar para o teste?
Existem cursos online que realizam a preparação para o IELTS, o British Institute oferece diferentes modalidades de curso e material próprio feito pelos professores especialistas em IELTS.
-
Posso usar meu celular durante a prova?
Não.
-
O teste é feito em papel ou no computador?
Em papel. Você deverá escrever a lápis nas seções de Listening e Reading, porém no Writing pode ser tanto caneta ou lápis. O estudante só poderá levar para a sala da prova lápis, caneta, apontador, borracha e um documento de identificação (o mesmo indicado no momento da inscrição). Não é permitido entrar com celular nem mochila, mas é possível deixá-los em um guarda-volumes no dia da prova.
-
Qual é a pontuação e quando receberei o resultado?
Não é possível “reprovar” no IELTS: a pontuação vai de 0 a 9 pontos. O resultado estará disponível para consulta no site depois de 13 dias corridos, e o documento oficial será enviado por correio na mesma data.
-
Posso refazer o teste?
Sim, mas recomendamos um pouco mais de estudo entre um teste e outro para que seja possível aumentar a nota.
Teste seu nível!
Faça agora o teste de nível e descubra o curso ideal para você.