-
Writing do TOEFL: dominando a Writing for an Academic Discussion com modelos e conectores
Se você vai prestar o TOEFL iBT, precisa dominar a tarefa Writing for an Academic Discussion. Neste guia do British Institute, você aprende a estrutura ideal, modelos de frases prontos para usar, conectores essenciais, um passo a passo de 10 minutos, erros comuns e exemplos práticos. Tudo pensado para SEO e para acelerar sua preparação com eficiência.
O que é a Writing for an Academic Discussion
A Writing for an Academic Discussion é a tarefa curta do Writing no TOEFL iBT em que você participa de um fórum de discussão acadêmico. Você lê o tópico do professor e comentários de colegas e, então, escreve sua contribuição. O tempo total desta tarefa é de cerca de 10 minutos.
Respostas eficazes costumam ter por volta de 100–120 palavras, mas a qualidade (clareza, desenvolvimento e coesão) vale mais do que a contagem exata.
Como a resposta é avaliada
- Desenvolvimento e relevância: você responde diretamente ao prompt e avança a discussão com ideias específicas.
- Organização: há uma linha clara de raciocínio, com uso de conectores para guiar o leitor.
- Linguagem: vocabulário apropriado ao contexto acadêmico, gramática consistente e poucas distrações.
Estrutura ideal da resposta
Em 100–120 palavras, foque no essencial. Uma microestrutura prática:
- Posicionamento claro (1–2 frases): declare sua visão e conecte-a ao tópico do professor.
- Dois argumentos curtos (4–6 frases): desenvolva pontos com exemplo ou justificativa.
- Interação com colegas (1–2 frases): concorde ou discorde respeitosamente de ao menos um colega, mostrando que leu as contribuições.
- Fechamento (1 frase): sintetize o valor da sua ideia para a discussão.
Modelos de frases e parágrafos
Use estes templates para ganhar agilidade. Adapte ao tema e evite repetir palavras de forma mecânica.
Abertura/Posicionamento
- “I contend that [X] is more compelling because [reason].”
- “While [counterpoint], the overall evidence suggests that [your stance].”
- “Building on the professor’s prompt, I argue that [claim] due to [factor 1] and [factor 2].”
Concordar/Discordar de colegas
- “I agree with [Student A] that [point], especially considering [specific].”
- “I respectfully disagree with [Student B] because [reason]; however, their point about [X] is valid.”
- “Adding to [Name]’s observation, a further implication is [insight].”
Exemplificar e justificar
- “For example, [case] illustrates how [mechanism].”
- “This matters because it directly affects [outcome].”
- “A plausible explanation is that [cause] leads to [effect].”
Conclusão
- “In sum, the long-term benefits of [X] outweigh the short-term costs.”
- “Therefore, prioritizing [X] appears to be the most practical approach.”
Mini-parágrafo preenchível
[Stance] I argue that [main claim] because [reason 1] and [reason 2]. [Development] For example, [specific case] shows that [link to claim]. [Interaction] I agree/disagree with [Name] on [point] since [brief rationale]. [Close] In sum, [short takeaway].Conectores essenciais por função
Varie conectores para sinalizar relações lógicas e ganhar coesão.
- Adição: moreover; furthermore; in addition; also
- Contraste: however; nevertheless; whereas; while; on the other hand
- Causa-efeito: therefore; thus; consequently; as a result
- Exemplo: for example; for instance; such as
- Ênfase: notably; in fact; indeed
- Concessão: although; even though; admittedly
- Sequência: first; second; finally
- Reformulação: in other words; that is; put differently
Passo a passo nos 10 minutos
- (1–2 min) Ler e decidir a posição: identifique o foco do professor e anote sua tese em 1 linha.
- (2 min) Planejar: liste 2 razões curtas + 1 exemplo concreto; escolha ao menos 1 colega para citar.
- (5 min) Escrever: siga o template: tese > desenvolvimento > interação > conclusão.
- (1–2 min) Revisar: corrija concordância, conectores e repetição excessiva; confirme que você respondeu ao prompt.
Exemplos de resposta (em inglês)
Prompt de exemplo
Professor: “Do the benefits of remote work outweigh its drawbacks for companies?”
Student A: “Yes, productivity increases with flexibility.” | Student B: “No, collaboration suffers.”
Resposta modelo 1 (≈120 palavras)
I contend that the benefits of remote work outweigh the drawbacks for most companies. While collaboration can be harder online, well-designed processes mitigate this risk. For example, teams that adopt clear documentation and asynchronous updates often reduce meeting time and still ship on schedule. Moreover, remote policies widen the talent pool, enabling firms to hire specialists who would not relocate, which directly strengthens innovation. I agree with Student A that flexibility boosts productivity, particularly when employees can design distraction-free routines. I respectfully disagree with Student B’s overall conclusion because the collaboration issue reflects management practices rather than an inherent flaw of remote work. In sum, with intentional workflows and communication norms, remote arrangements deliver lasting gains in efficiency and recruitment.
Resposta modelo 2 (≈110 palavras)
Although remote work introduces coordination challenges, I believe the advantages prevail. First, cost savings from smaller office footprints can be reinvested in tools and training that improve output. Second, time reclaimed from commuting enhances well-being, which is linked to performance. I agree with Student B that spontaneous brainstorming is harder online; however, structured sprints and virtual whiteboards partially replicate that dynamic. Adding to Student A’s point about productivity, metrics often rise when individuals control their schedules. Therefore, the decisive factor is policy design, not location. When companies set explicit norms and measure results, remote work becomes a strategic advantage rather than a compromise.
Erros comuns e como evitar
- Fugir do tema: releia o prompt e comprove que cada frase contribui para sua tese.
- Ignorar colegas: mencione ao menos um colega de forma relevante.
- Textos longos demais: foque em 100–120 palavras com ideias claras, não em volume.
- Conectores repetidos: varie; evite começar todas as frases com “However”.
- Excesso de informalidade: mantenha tom acadêmico e exemplos objetivos.
- Copiar trechos do enunciado: parafraseie; mostre compreensão com suas palavras.
Checklist de revisão rápida
- Minha posição está explícita na primeira ou segunda frase?
- Usei 2 razões com exemplo/justificativa específico?
- Interagi com pelo menos um colega de forma respeitosa e pertinente?
- Variei conectores e mantive coesão?
- Erros de gramática/ortografia não atrapalham a compreensão?
- Fiquei dentro de ~100–120 palavras e respondi exatamente ao prompt?
Perguntas frequentes
Quantas palavras devo escrever? Em geral, 100–120 palavras são suficientes. Priorize clareza e desenvolvimento.
Preciso mencionar colegas? Sim, isso mostra engajamento com a discussão e costuma fortalecer a nota.
Posso discordar? Claro. Faça-o com respeito e justifique com lógica e exemplo.
Devo usar muitos conectores? Use o necessário para guiar o leitor, com variedade e naturalidade.
Conclusão
Para dominar a Writing for an Academic Discussion do TOEFL, foque em: posição clara, dois argumentos bem sustentados, interação com colegas e conectores apropriados. Com os modelos e o passo a passo acima, você ganha velocidade e consistência.
Quer praticar com feedback detalhado e simulados cronometrados? Conheça os cursos preparatórios do British Institute e acelere sua aprovação.
Teste seu Nível
Faça agora o teste de nível e descubra o curso ideal para você.